TERAPIA NATURAL

27/10/2012 14:34

        Na Tradicional Medicina Chinesa as doenças são oriundas de fatores patogênicos externos. Eles "invadem" o nosso corpo, passando pela camada de proteção, sob os nomes de Vento, Frio, Umidade e Calor.  Esses são os nomes dados aos causadores das doenças.

Não há para a Medicina Chinesa, diferenciação entre os vírus e as bactérias.

Na Medicina Chinesa, as infecções bacterianas se caracterizam principalmente pela presença de calor excessivo no interior.

Seria mais claro tentar explicar desta maneira:

Releitura de uma Patogenia relativamente comum:

A infecção urinária, cistite, tem como origem a existência de calor e humidade na bexiga (no aquecedor inferior). Como origem desse calor e humidade, existiriam várias causas.

- “Calor e Humidade? A Infecção urinária: não seriam as bactérias, os fungos…?”

Bem, todos nós somos habitados por bactérias e fungos vivendo em harmonia. Mas algumas pessoas manifestam sintomas denunciando o desequilíbrio.

O raciocínio do terapeuta holístico, pensa em calor e humidade como causa desse desconforto.

Então qual a causa?

A causa é a descompasso da sua energia vital e da acumulação de “lixo”, muco no corpo, estresse, maus hábitos de vida, má alimentação, muitos fatores emocionais, acidez no sangue…

Como a Medicina Natural poderia ajudar?

A Medicina Natural, ao contrário da medicina alopática, não pensa em matar os “bichos”, mas sim em eliminar o ambiente favorável ao seu hiper desenvolvimento e em regular os mecanismos do corpo que geraram essas alterações, irá tratar a origem, a raiz do problema.

Qual a compreensão da infecção?

A infecção urinária indica presença descontrolada da levedura Cândida Albicans, antes em equilíbrio, benéfica e agora podendo causar uma variedade de problemas de saúde. Essa patologia é conhecida com o nome de Candidíase Sistemática. Os problemas desencadeiam quando certas condições estão presentes, começando a levedura crescer sem nenhum controle, ramificando-se e colonizando todo o canal intestinal. Durante este processo, a candidíase pode chegar a “devorar” as paredes do intestino, agregar-se na corrente sanguínea e infiltrar-se em outros tecidos.

A candidíase é certamente uma doença moderna, como resultado de certas inovações médicas modernas como os antibióticos, a pílula anticoncepcional e uma dieta demasiadamente “civilizada” de comida excessivamente refinada e muitos doces.

A levedura Cândida pode viver em paz na fauna intestinal entre as bifidobactérias e são estes residentes bacteriológicos que mantém a cândida sobre controle, prevenindo colônia em crescimento excessivo. A função da boa levedura Cândida no corpo seria principalmente eliminar restos de comida corrompidas que existam em nosso sistema digestivo (motivo principal da má digestão e devido aos ácidos nos estômago). Evitar que bactéria daninha possa causar leveduras (ou fungos) e que a multiplicação possa ser objeto de ameaça para nossa saúde.

Pesquisas encontraram mais de dez mil tipos diferentes de organismos que integram a microbiota saudável humana. Alguns, auxiliam a extrair energia da comida e outros ajudam a absorver nutrientes como vitaminas.

A flora normal pode defender o hospedeiro contra possíveis patógenos por vários meios, através da competição pelos nutrientes disponíveis ou a formação de produtos metabólicos. Esse fenômeno, onde as bactérias previnem o crescimento excessivo de microrganismos nocivos, é chamado de antagonismo microbiano.

Mas, mesmo com antibiótico receitado, existiria risco de desequilíbrio da flora intestinal? Existem efeitos tóxicos na medicação ou a eliminação das colônias de bactérias é satisfatória?  

Os macrófagos possuem um vasto número de proteínas. Uma delas, a NLRP7, consegue distinguir 

as bactérias boas das que possam causar doenças aos seres humanos.

O sistema imunológico é sempre o alvo principal para o tratamento dos problemas de saúde.

A utilização da acupuntura pode ser um grande aliado.

O estímulo da agulha age sobre o sistema nervoso autônomo, que regula a liberação das células de defesa linfócitos, incrementando a imunidade. O mesmo estímulo age sobre as histaminas responsáveis nas reações como as alérgicas e sobre as endorfinas promovendo o bem-estar.

A acupuntura é uma das várias técnicas da milenar Medicina Chinesa, auxiliando no tratamento do sistema imunológico quando o objetivo é harmonizar o corpo energético e expulsar o Fator Patogênico. Abre-se a camada protetora por meio do uso das agulhas, além das ventosas e por ação da sudorese (o ato de suar).

Acupuntura é o método usual sistemático das agulhas e do calor através da moxabustão.

Os pontos de energia do corpo humano, os meridianos, são os principais alvos da acupuntura. Agulhas da espessura de um fio de cabelo estimulam os meridianos com o objetivo de reativar a capacidade regeneradora do organismo e reestabelecer o curso da energia

Como outro exemplo, as infecções bacterianas pulmonares geralmente se devem à invasão do Pulmão por fatores patogênicos externos que, acumulados no órgão, transformam-se em calor danificando os fluidos do Pulmão e condensa-os formando fleuma.

A fleuma - calor acumulado congestiona o Pulmão provocando febre, tosse com expectoração densa, amarela e pegajosa, às vezes com traços de sangue, respiração rápida, dor costal, sede, agitação, opressão torácica, constipação, fezes secas, língua vermelha com saburra amarela seca e pulso rápido ondulante.

As infecções bacterianas gastrointestinais se devem a acúmulo de calor – umidade no Baço, Estômago, Fígado, Vesícula Biliar e intestinos ou a acúmulo de calor nos intestinos. A umidade é um fator patogênico pesado, turvo e estagnante que obstrui o fluxo do qi e quando se combina com calor se torna difícil de eliminar e danifica o yang qi.

A umidade - calor provoca febre alta vespertina, sensação geral de peso, cansaço e perda de força, sensação de plenitude no Estômago, perda do apetite, fezes pegajosas, inibição da micção, urina amarela ou avermelhada e, em alguns casos, icterícia.

O calor nos intestinos de tipo epidêmico provoca sinais agudos de febre alta, dor de cabeça, agitação, sede, dor abdominal intensa, presença de sangue e pus nas fezes, língua vermelha e pulso escorregadio e rápido.

O calor nos intestinos não epidêmico se caracteriza por dor abdominal, desejo de defecar acompanhado de sensação dolorosa no reto e de impossibilidade de defecar, febre, agitação, sede, sensação de urina quente, saburra da língua amarela gordurosa e pulso escorregadio, rápido e forte.

As infecções bacterianas do trato urinário se devem a acúmulo de umidade - calor que se manifesta por micção frequente, urgência para urinar, eliminação urinária vagarosa e acompanhada de dor, urina vermelha ou amarela escura, febre, dor lombar, areia ou pedras na urina, língua vermelha com saburra gordurosa amarela e pulso rápido escorregadio.